Carregando, aguarde...

Metra
(11) 4390 3800
atendimento@metra.com.br
  • Nossos serviços
  • >
  • Cartão BOM
Veja também
Cartão BOM Comum
Cartão BOM Comum
O Cartão BOM Comum pode ser usado por todos os cidadãos que utilizem o transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo.

Regras

Limite de utilização por dia: 20 vezes.
Tempo de reapresentação do cartão: não há.
Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa.

Faça o seu cadastro para adquirir o BOM Comum

Veja onde carregar os créditos

Consulte seus créditos
Cartão BOM Escolar
Cartão BOM Escolar
O BOM Escolar é o cartão concedido aos alunos e professores dentro das regras para a concessão do benefício de acordo com a Resolução STM 10.

Regras

Janeiro/2020 - Não há cota para compra de créditos para o Meia Tarifa (Art. 4º da Resolução STM 10 de 22/01/2003) nem utilização do Passe Livre (art. 2º do Decreto 61.134 de 25/02/2015 e Art. 5º da Resolução STM 6 de 26/02/2015). No Meia Tarifa, pode haver utilização do cartão, se houver saldo de créditos.

02/01/2020 - Liberação do banco de dados 2020 para as escolas atualizarem o cadastro de estudantes e professores no Portal Parceiros da EMTU.

06/01/2020 às 13h - Liberação para estudantes e professores preencherem os formulários de Requisição e Revalidação no site da EMTU.

01/02/2020 - Início das vendas de créditos eletrônicos no Meia Tarifa, para cartões emitidos ou revalidados em 2019 e 2020.

01/02/2020 - Início da recarga do Passe Livre a ser realizada mensal e automaticamente, para cartões emitidos ou revalidados em 2020.

01/02/2020 a 29/02/2020 - Período para a compra de créditos eletrônicos para cartões Meia Tarifa emitidos/revalidados em 2019 e que ainda não foram revalidados em 2020.

01/03/2020 - A partir desta data, cartões Meia Tarifa NÃO REVALIDADOS em 2020 não poderão ser recarregados.

Julho/2020 - Redução da cota mensal de 50 (cinquenta) para 30 (trinta) viagens no Meia Tarifa (Art. 2º da Resolução STM 91 de 25/10/2011) ou de 48 (quarenta e oito) para 24 (vinte e quatro) viagens no Passe Livre (Art. 2º do Decreto 61.134 de 25/02/2015 e Art. 5º da Resolução STM 6 de 26/02/2015).

31/10/2020 - Fim do prazo para preenchimento de formulários de Requisição e Revalidação pelos estudantes e professores e de cadastramento de estudantes e professores pela escola no Portal Parceiros da EMTU. Após esta data, a escola não poderá mais incluir ou alterar (CEP, bolsa, curso etc.) o cadastro do estudante ou professor, apenas excluí-lo (se necessário).

30/11/2020 - Fim do prazo de envio de documentação pendente à EMTU, desde que o pagamento do boleto tenha sido realizado.

Dezembro/2020 - Redução da cota mensal de 50 (cinquenta) para 30 (trinta) viagens no Meia Tarifa (Art. 4º da Resolução STM 10 de 22/01/2003) ou de 48 (quarenta e oito) para 24 (vinte e quatro) viagens no Passe Livre (Art. 2º do Decreto 61.134 de 25/02/2015 e Art. 5º da Resolução STM 6 de 26/02/2015).

30/12/2020 - Fim do prazo para o estudante ou professor informar pelo site da EMTU os dados bancários para a devolução do valor da taxa do passe escolar ou para ser reembolsado pessoalmente na EMTU, em São Bernardo do Campo, em razão dos motivos contidos no subitem 8.10 do Regulamento do Passe Escolar/2020.
Cartão Bom Especial
Cartão Bom Especial
Cartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Regras

Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Os passageiros  com deficiência das demais regiões metropolitanas obterão o benefício ao fazerem a requisição da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) em Unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde de seus municípios.

ICOM - Central de Tradução Simultânea

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar na Capes São Paulo um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos-mudos.

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras - a língua brasileira de sinais - baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência.

Quem tem direito ao Bom Especial

Como requisitar o cartão

Obtenha o laudo médico em uma unidade de saúde credenciada

Capes São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial)
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 - Jabaquara
Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343.
Cartão Bom Sênior
Cartão Bom Sênior
Atualmente, o cartão que garante a gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, conforme a Lei nº 15.187, é concedido aos cidadãos com 60 anos ou mais.

Regras

Com o BOM Sênior, o usuário realiza o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passa pela catraca e desembarca pela porta traseira do veículo, o que permite ao passageiro mais opções de lugares no ônibus.

Para solicitar o BOM Sênior é necessário comparecer a uma das lojas do Cartão BOM, portando os seguintes documentos:

  • CPF (original);

  • RG (original);

  • Comprovante de residência recente no período máximo de 03 (três) meses (original)



Mais informações pela Central de Atendimento do BOM 0800 77 11 800, ou pelo site: http://www.cartaobom.com.br/cartoes/senior.aspx
Cartão Bom VT
Cartão Bom VT
O cartão BOM Vale-Transporte é concedido pelo empregador aos seus colaboradores para o benefício de Vale-Transporte nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo

Regras

Consulte seus créditos

Como adquirir

Para adquirir o VT em cartão ou bilhete magnético, é necessário  efetuar o cadastro de sua empresa,  acessar o site do CMT ou ligar para a Central de Atendimento do Consórcio: 0800 77 11 800.

O usuário  também deve procurar informações junto ao seu empregador.

Todo cadastramento e aquisição de créditos eletrônicos de passagens, pela internet, disponível ao empregador do usuário de vale-transporte, implicará no pagamento de 3,75% (três e setenta e cinco por cento) de preço de conveniência.

Benefícios

O Vale-Transporte é um direito do trabalhador. O benefício também  garante ao empregador a dedução do Imposto de Renda sobre o valor das despesas.

Outra facilidade importante, dessa vez para quem possui o BOM Vale-Transporte, é a Recarga Embarcada.

Recarga embarcada

O empregador emitirá pedido de crédito ao CMT para seus colaboradores. Para a liberação dos créditos nos cartões, o prazo é de até 2 (dois) dias úteis após a compensação do pagamento na conta do CMT.

Para o usuário efetuar a carga dos créditos no Cartão BOM Vale-Transporte, basta aproximar o cartão do validador (equipamento que fica junto à catraca, dentro dos ônibus) e automaticamente os créditos que estiverem disponíveis serão carregados.

Regras de utilização

O cartão BOM VT deverá ser utilizado somente no trajeto compreendido entre residência-trabalho e vice-versa.  Seu limite de utilização é de 10 vezes e o tempo de reapresentação do cartão na mesma catraca do mesmo carro, da mesma linha e do mesmo sentido da viagem é de 60 (sessenta) minutos

Veja mais orientações de uso disponíveis no verso do cartão

2º via do cartão

Em caso de perda, furto, roubo ou extravio do Cartão BOM Vale-Transporte, a empresa deve orientar seu colaborador a entrar em contato o mais rápido possível com a Central de Atendimento do CMT 0800 77 11 800.
Cartão Bom Empresarial
Cartão Bom Empresarial
O Cartão BOM Empresarial é fornecido exclusivamente para as empresas oferecerem este serviço aos seus funcionários, e é ideal para situações definidas como "utilizações corporativas", incluindo mão de obra temporária, prestadores de serviços, mensageiros, equipes de vendas etc.

Regras

Com esse cartão, a empresa tem segurança e comodidade nos deslocamentos pela Região Metropolitana de São Paulo e tem à disposição o serviço de recarga a bordo.

Trata-se de um cartão destinado às empresas que demandam por um cartão que não esteja vinculado ao usuário.

Como recarregar:

Os créditos liberados estarão disponíveis para recarga nas Lojas do Cartão BOM, nos postos autorizados, nos ônibus que operam as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo e municipais que aderiram ao Sistema BOM.

Cancelamento e 2º Via do Cartão

Em caso de perda ou roubo do cartão, acessar a página do cartão BOM Empresarial. O prazo de retirada da 2ª via é de 4 dias úteis e será cobrado um valor de R$ 12,50 por cartão.

Regras de Utilização

  • Limite de utilização por dia: 30 vezes;

  • Tempo de reapresentação do cartão: não há;

  • Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa.


Como requisitar o Cartão BOM Empresarial