cartao-bom-comum

O Cartão BOM Comum pode ser usado por todos os cidadãos que utilizem o transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo.

 

Regras:

  • Limite de utilização por dia: 20 vezes.
  • Tempo de reapresentação do cartão: não há.
  • Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa.

Faça o seu cadastro para adquirir o BOM Comum

Veja onde carregar os créditos

Consulte seus créditos

Calendário

De fevereiro/2017 até junho/2017 e agosto/2017 a novembro/2017:
– Passe Livre: direito à cota mensal de 48 viagens por linha/instituição de ensino.
– Meia tarifa: venda de cotas de 50 viagens por linha/instituição de ensino .

– Julho/2017 e dezembro/2017 :
– Passe Livre: direito à cota de 24 viagens por linhas/instituição de ensino para o Passe Livre.
– Meia tarifa: venda da cota de 30 viagens para o mês de julho por linha/instituição de ensino.

– 31/10/2017– Último dia do preenchimento on line de requisição /revalidação e inclusão no banco de dados.
– 30/11/2017 – Último dia do recebimento dos formulários de requisição enviados pela escola para a EMTU e de documentação pendente (seja por email, ou postada via correios).

cartao-bom-especialCartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Os passageiros  com deficiência das demais regiões metropolitanas obterão o benefício ao fazerem a requisição da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) em Unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde de seus municípios.

ICOM – Central de Tradução Simultânea

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar na Capes São Paulo um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos-mudos.

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras – a língua brasileira de sinais – baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência.

Quem tem direito ao Bom Especial
Como requisitar o cartão
Obtenha o laudo médico em uma unidade de saúde credenciada

Capes São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial)
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 – Jabaquara
Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343.

cartao-bom-seniorAtualmente, o cartão que garante a gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, conforme a Lei nº 15.187, é concedido aos cidadãos com 60 anos ou mais.

Com o BOM Sênior, o usuário realiza o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passa pela catraca e desembarca pela porta traseira do veículo, o que permite ao passageiro mais opções de lugares no ônibus.

Para solicitar o BOM Sênior é necessário comparecer a uma das lojas do Cartão BOM, portando os seguintes documentos:

  • CPF (original);
  • RG (original);
  • Comprovante de residência recente no período máximo de 03 (três) meses (original)

Mais informações pela Central de Atendimento do BOM 0800 77 11 800, ou pelo site: http://www.cartaobom.com.br/cartoes/senior.aspx

cartao-bom-vtO cartão BOM Vale-Transporte é concedido pelo empregador aos seus colaboradores para o benefício de Vale-Transporte nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Consulte seus créditos

Como adquirir

Para adquirir o VT em cartão ou bilhete magnético, é necessário  efetuar o cadastro de sua empresa,  acessar o site do CMT ou ligar para a Central de Atendimento do Consórcio: 0800 77 11 800.

O usuário  também deve procurar informações junto ao seu empregador.

Todo cadastramento e aquisição de créditos eletrônicos de passagens, pela internet, disponível ao empregador do usuário de vale-transporte, implicará no pagamento de 3,75% (três e setenta e cinco por cento) de preço de conveniência.

Benefícios

O Vale-Transporte é um direito do trabalhador. O benefício também  garante ao empregador a dedução do Imposto de Renda sobre o valor das despesas.

Outra facilidade importante, dessa vez para quem possui o BOM Vale-Transporte, é a Recarga Embarcada.

 

 

Recarga embarcada

O empregador emitirá pedido de crédito ao CMT para seus colaboradores. Para a liberação dos créditos nos cartões, o prazo é de até 2 (dois) dias úteis após a compensação do pagamento na conta do CMT.
Para o usuário efetuar a carga dos créditos no Cartão BOM Vale-Transporte, basta aproximar o cartão do validador (equipamento que fica junto à catraca, dentro dos ônibus) e automaticamente os créditos que estiverem disponíveis serão carregados.

Regras de utilização 

O cartão BOM VT deverá ser utilizado somente no trajeto compreendido entre residência-trabalho e vice-versa.  Seu limite de utilização é de 10 vezes e o tempo de reapresentação do cartão na mesma catraca do mesmo carro, da mesma linha e do mesmo sentido da viagem é de 60 (sessenta) minutos

Veja mais orientações de uso disponíveis no verso do cartão

2º via do cartão

Em caso de perda, furto, roubo ou extravio do Cartão BOM Vale-Transporte, a empresa deve orientar seu colaborador a entrar em contato o mais rápido possível com a Central de Atendimento do CMT 0800 77 11 800.

O Cartão BOM Empresarial é fornecido exclusivamente para as empresas oferecerem este serviço aos seus funcionários, e é ideal para situações definidas como “utilizações corporativas”, incluindo mão de obra temporária, prestadores de serviços, mensageiros, equipes de vendas etc.

Com esse cartão, a empresa tem segurança e comodidade nos deslocamentos pela Região Metropolitana de São Paulo e tem à disposição o serviço de recarga a bordo.

Trata-se de um cartão destinado às empresas que demandam por um cartão que não esteja vinculado ao usuário.

Como recarregar:
Os créditos liberados estarão disponíveis para recarga nas Lojas do Cartão BOM, nos postos autorizados, nos ônibus que operam as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo e municipais que aderiram ao Sistema BOM.

Cancelamento e 2º Via do Cartão
Em caso de perda ou roubo do cartão, acessar a página do cartão BOM Empresarial. O prazo de retirada da 2ª via é de 4 dias úteis e será cobrado um valor de R$ 12,50 por cartão.

Regras de Utilização

  • Limite de utilização por dia: 30 vezes;
  • Tempo de reapresentação do cartão: não há;
  • Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa.

Como requisitar o Cartão BOM Empresarial