O Dual Bus Articulado de 23 m, fabricado pela Eletra, e operado pela Metra no corredor ABD, foi um dos grandes destaques do 2º Dia da Mobilidade Elétrica, comemorado neste sábado (27/5/17) em São Paulo.

Com o teto todo decorado com vasos de flores, o Dual Bus chamou a atenção dos pedestres e motoristas durante a carreata que reuniu 80 veículos elétricos, num percurso de 6 km.

Muitos fizeram questão de fazer fotos e vídeos com seus celulares no trajeto que começou na Rua Treze de Maio, seguiu pela Avenida Paulista e terminou no Estádio do Pacaembu.

O Dia da Mobilidade Elétrica foi organizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pela MES Eventos, com apoio das secretarias do Meio Ambiente e de Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Maior, mais diversificada e mais representativa do que a de setembro de 2016, a carreata consolidou-se como o principal evento público do gênero na América Latina.

O DME reuniu desde os grandes ônibus elétricos e híbridos da Eletra e Volvo aos carros de alto luxo da BMW, Porsche e Tesla, passando pelo caminhão de lixo elétrico da BYD e por vários modelos de bicicletas e patinetes.

Em comum a todos eles, os motores totalmente silenciosos e a ausência de combustíveis fósseis (diesel e gasolina) como fonte principal de energia.

HOMENAGENS

No início da cerimônia, realizada na Associação Sabesp, na rua Treze de Maio, a ABVE entregou um troféu aos patrocinadores e empresas participantes.

A Eletra e a Metra receberam homenagens. As empresas foram representadas pela gerente comercial da Eletra, Iêda M. A. de Oliveira, que também é vice-presidente da área de Veículos Pesados da ABVE.

Estiveram presentes e discursaram os secretários municipais de Transportes, Sergio Avelleda, e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

Também foram ao evento os vereadores Mario Covas Neto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de São Paulo, e Aline Cardoso, além do deputado federal Ricardo Trípoli, todos do PSDB.

A carreata saiu às 11h30 da Praça Amadeu Amaral (Rua Treze de Maio), percorreu a Avenida Paulista, passou sob o túnel da Rua da Consolação, virou à direita na Rua Major Natanael e estacionou na Praça Charles Miller.

No percurso, batedores da Polícia Militar e funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo organizaram o comboio.

ELETROPOSTO

No encerramento, o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, anunciou a doação do primeiro eletroposto público da cidade de São Paulo.

O eletroposto ficará na Praça Charles Miller,  em frente ao Estádio do Pacaembu, e poderá ser usado por qualquer usuário de veículo elétrico.

O Dia da Mobilidade Elétrica foi criado para sensibilizar o Poder Público, as empresas e a população em geral sobre os benefícios de uma frota  elétrica ou híbrida proporciona para a saúde dos paulistanos.