Pensando na prevenção como ação orientadora do combate ao câncer, a Metra Transportes, operadora do Corredor Metropolitano ABD, e a EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) lançam hoje, dia 3, a Campanha Outubro Rosa.

O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, o cuidado com a saúde e fundamentalmente dos exames regulares com médicos especializados.

Nem todas as pessoas sabem as informações básicas para a prevenção do câncer de mama e que para as mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Durante este mês de outubro diversas ações serão desenvolvidas pela equipe da Metra e da EMTU, em parceria com a Associação Rosa Mulher, como a distribuição de materiais explicativos, além de demonstrações e orientações para o autoexame nos terminais de ônibus gerenciados pela Metra das 10 às 14 horas.

A campanha começou no último dia 3, no terminal Diadema e terá continuidade nos dias 17 de outubro, no terminal Santo André, e no dia 24 deste mês, no terminal São Mateus.

Funcionárias da Metra juntas na mesma causa

No próximo dia 24, a Metra realizará, também, o Encontro de Mulheres, reunindo todas as funcionárias da empresa. Durante o evento, duas convidadas contarão suas histórias de superação do câncer de mama. As participantes também realizarão exames clínicos e palestras com profissionais da saúde.

O câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais mata mulheres pelo mundo. Apesar da força das mobilizações que crescem a cada ano, e dos índices também estarem reduzindo a incidência, as estatísticas são preocupantes. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil de 2016/2017 com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (68,08/ 100 mil), Sul (74,30/ 100 mil), Centro-Oeste (55,87/ 100 mil) e Nordeste (38,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/ 100 mil).

Movimento criado na década de 1990, a campanha Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Rosa Mulher

A Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio e Autoajuda às Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama – realiza ações em prol de vítimas da doença desde 2012, ano em que foi fundada por Beatriz Helena Dobke que venceu a doença. Desde então, o grupo vem desenvolvendo ações de assistências sociais, além de palestras, reuniões de autoajuda e terapias ocupacionais.