CONHEÇA O MODELO DOS ÔNIBUS

A Metra tem uma frota de 258 veículos para atender os cerca de 320 mil passageiros diários.

São  85 trólebus; 153 diesel; 15 híbridos; quatro hidrogênio; um Dual – elétrico híbrido e trólebus. Conheça os modelos dos ônibus:

trolebus-18-metros-articulado-prefixo-8161-ao-8180

Trólebus 18 Metros Articulado – Prefixo 8161 ao 8180

Carroceria: Caio Millennium BRT
Chassi: MBB O500U
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: sem redução
Suspensão: pneumática (bolsa de ar)
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: elétrico

superarticulado-brt-23-metros-prefixo-8301-ao-8330

Superarticulado BRT 23 Metros – Prefixo 8301 ao 8330

Carroceria: Caio Milelnnium BRT
Chassi: MBB O500UDA
Eixo dianteiro: direcional
Eixo traseiro: direcional
Suspensão: bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: 354CV
Transmissão: automática

trolebus-padron-12metros-prefixo-7301

Trólebus Padron 12 Metros – Prefixo 7301

Carroceria: Busscar Urbanus Plus
Chassi: MBB O500
Trólebus: corrente alternada
Piso: low entry
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Transmissão: automática

trolebus-padron-mbb-prefixo-7400-ao-7401

Trólebus Padron MBB Corrente Alternada – Prefixo 7400 ao 7401

Carroceria: Caio/Milleniunn
Chassi: MBB O500
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: reduzido
Suspensão: feixe de molas/bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 1100 R22
Motor tração: Equacional EA1315 MESP
Controle de tração: Chopper IGBT
Sistema auxiliar: inversor estático
Alimentação tração: 600 VAC
Alimentação auxiliar: 220VCA/24VCC

diesel-padron-scania-15-metros-prefixo-5400-ao-5414

Diesel Padron Scania 15 Metros – Prefixo 5400 ao 5414

Carroceria: Caio Millenniun II
Chassi: Scania K270
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: sem redução
Suspensão: bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: DC9
Transmissão: ZF HP594C (automática)

diesel-articulado-prefixo-8250

Diesel Articulado – Prefixo 8250

Carroceria: Induscar Millennium
Chassi: Scania
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: sem redução
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Transmissão: automática

diesel-padron-scania-15-metros-prefixo-5200-ao-5224

Diesel Padron Scania 15 Metros – Prefixo 5200 ao 5224

Carroceria: Caio/Milleniunn
Chassi: Scania K270B6X2
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: sem redução
Suspensão: bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: DC9
Transmissão: ZF HP594C (automática)

diesel-padron-scania-15-metros-prefixo-5415-ao-5439Diesel Padron Scania 15 Metros – Prefixo 5415 ao 5439

Carroceria: Caio/Milleniunn III
Chassi: Scania K270
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: sem redução
Suspensão: bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (tambor)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: DC9
Transmissão: ZF HP594C (automática)

hibrido-padron-busscar-prefixo-6000-ao-6002

Híbrido Padron Busscar – Prefixo 6000 ao 6002

Carroceria: Busscar Urbanus Plus
Chassi: Mercedes 0500 U
Eixo dianteiro: rígido
Eixo traseiro: reduzido 12:1
Suspensão: bolsa de ar com sistema kneeling
Direção: assistência hidráulica
Freio: mecânico pneumático (disco)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: Tração Weg DNS 250.210
Controle: Tração Chopper IGBT
Sistema auxiliar: inversor estático
Alimentação tração: 600 VCC – Motor gerador Mercedes/Weg
Alimentação auxiliar: 380 VCA/24 VCC

e-bus-veiculo-eletrico-movido-a-baterias-prefixo-8160

E-Bus Veículo Elétrico Movido a Baterias – Prefixo 8160

Carroceria: Caio/Milleniunn
Chassi: Mercedes-Benz MBB O 500 UA
Eixo dianteiro: direcional
Eixo traseiro: rígido
Suspensão: bolsa de ar
Direção: assistência hidráulica
Freio: pneumático
Suspensão: pneumática (bolsa de ar)
Pneus: 295/80 R22,5
Motor: elétrico, movido somente a baterias
Transmissão: automática