O anúncio foi feita na manhã desta terça-feira (7/2) pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), depois de autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Haverá aumento também nas outras linhas intermunicipais operadas em parceria com a EMTU em cinco regiões metropolitanas. Os reajustes variam entre 6,10% e 7,14%.
O reajuste foi autorizado no dia 3 de fevereiro pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti.
A sentença derrubou liminar que impedia o reajuste das tarifas dos ônibus intermunicipais nas linhas operadas pela EMTU na região metropolitana.
O aumento, portanto, ainda não vale para os ônibus operados pela SPTrans em São Paulo, nem para o metrô e os trens da CPTM. Nestes, a passagem segue sendo R$ 3,80.
O juiz Paulo Dimas Mascaretti acatou o argumento da Procuradoria Geral do Estado de que o reajuste era necessário para manter a operação do sistema de transporte em equilíbrio.
Segundo a EMTU, as novas tarifas levam em conta o aumentos já ocorridos nos salários, combustíveis e outros insumos, além de respeitar as cláusulas contratuais com os consórcios.
Veja como serão os reajustes. Todos eles entram em vigor a partir do domingo, 12 de fevereiro:
Área 1–Consórcio Intervias
Municípios: Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia.
Reajuste médio: 6,65%.
Área 2 – Consórcio Anhanguera
Municípios: Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.
Reajuste médio: 6,58%.
Área 3 – Consórcio Internorte
Municípios: Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
Reajuste médio: 7,18%.
Área 4 – Consórcio Unileste
Principais municípios: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.
Reajuste médio: 6,64%.
Área de Permissão–municípios do ABC
Municípios: Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Reajuste médio: 6,10%.
Corredor Metropolitano ABD–Concessionária Metra
Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e Extensão Diadema-São Paulo (Morumbi).
Tarifa de R$ 4,30.
Comente!