A Metra aderiu, em 2019, o programa 5S, uma metodologia de gestão empresarial para implementação da qualidade total, motivando e conscientizando toda a empresa a ter um ambiente de trabalho limpo, organizado, ágil, produtivo e seguro, baseado na aplicação de 5 princípios de gestão japoneses: Seiri (Utilização), Seiso (Limpeza), Seiton (Organização),  Seiketsu (Padronização), Shitsuke (Disciplina).

As raízes do 5S remontam ao Japão após a Segunda Guerra Mundial. No cenário do Controle da Qualidade Total, o 5S surgiu para organizar espaços, diminuir desperdícios, aumentar a produtividade e promover a melhoria. Para alguns estudiosos, o 5S foi fundamental na recuperação do país asiático após o conflito.

Os propósitos da metodologia são de melhorar a eficiência por meio da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
  4. Redução de acidentes do trabalho.
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.