METRA NO BOM DIA SÃO PAULO

A Metra Transportes colocou em circulação um ônibus decorado especialmente para o período natalino. O veículo tem iluminação com temas alusivos ao Natal e vai operar em linhas regulares atendidas pela companhia até o começo de janeiro. Confira abaixo a matéria que o a Globo produziu para o jornal Bom Dia São Paulo na última Segunda-Feira 11/12.

Link da matéria no Globo Play 

https://globoplay.globo.com/v/6348070/

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DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

Gentileza: uma obrigação de todos tem seu dia. Vamos refletir e praticar?

Os principais dicionários classificam como gentileza a postura de amabilidade e respeito ao próximo, ou seja, atos que devem ser praticados por quem é gente.

Entretanto, em muitas ocasiões, parece que estes atos estão cada vez mais raros, principalmente onde há aglomeração de pessoas, como em estádios, shows, transporte público e, acreditem, até mesmo em celebrações religiosas, por incrível que possa parecer.

Mas você sabia que a gentileza, algo que deve ser um hábito diário, tem uma data especial para ser comemorada e debatida?

É dia 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza. A data surgiu no Japão, em 1996, quando em Tóquio, grupos se reuniram para propagar as ideais de como melhorar os relacionamentos das pessoas, em especial em ambientes coletivos.

No transporte público, as queixas de falta de gentileza de todas as partes são recorrentes, seja por parte dos motoristas, cobradores, fiscais e sim, dos passageiros também.

Situações que elevam o estresse, como metrô, trem e ônibus lotados, calor, frio, chuva, demora, atrasos, congestionamentos …. nada disso pode ser pretexto para falta de educação.

O primeiro passo para agir com gentileza e gerar gentileza é ver a outra pessoa como gente: um ser humano que tem dores, cansaços, aflições, pressas, sonhos….tudo igualzinho a você.

E pequenas atitudes podem mudar uma situação e melhorar seu deslocamento e das outras pessoas. Parece óbvio o que vai ser dito, mas, se é tão óbvio assim, por que nem todos praticam? Então, vale a pena relembrar:

– Respeite os lugares de idosos, pessoas com deficiência, gestantes, entre outros passageiros que têm este direito.

– Se você, idoso, gestante e pessoa com deficiência, foi ajudado por algum passageiro, que cedeu o lugar, agradeça com sorriso e satisfação. Sim, é seu direito, mas o que custa ser gentil, retribuir e incentivar um gesto louvável?

– Não use mochila nas costas ou qualquer outro volume que atrapalhe a circulação dentro do ônibus ou vagão (carro metroferroviário).

– Sempre procure deixar as saídas do ônibus ou vagão (carro metroferroviário) livre. Se não vai descer em um determinado ponto ou estação, não fique nas portas, se possível.

– O ônibus demorou? O motorista parou longe do ponto? Não discuta. Exerça seu papel de cliente dos transportes: anote o número do ônibus, horário e linha e entre em contato com a empresa ou para a gerenciadora pública de transportes. Ah sim, e na hora de reclamar, seja por telefone, internet ou qualquer outro meio, seja educado também. E, preferencialmente, objetivo. Fale do que ocorreu e pronto!

– Diferenças físicas, raciais, sociais e de opção religiosa, sexual, entre outras, devem ser respeitadas.

– Mantenha os ônibus, vagões, estações, terminais e pontos limpos. Ninguém é obrigado a suportar a sujeira dos outros. Procure levar um saquinho plástico no bolso, como as sacolinhas de supermercados, para jogar restos de alimentos, papéis de bala, chicletes e outras embalagens.

– O transporte público é um ambiente coletivo, mas nem por isso, a individualidade deve ser deixada de lado. Assim, não toque nas outras pessoas sem necessidade, não ouça músicas ou programas de rádio sem o fone de ouvido e não fique encarando ninguém.

– O motorista deve sempre responder caso o passageiro deseje “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, respeitar o ritmo mais lento de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, dar informações sempre que possível e dirigir com respeito e responsabilidade. O profissional de transporte deve entender que neste país de desemprego, ele só está empregado por causa desse passageiro, que é o seu cliente e seu patrão. O motorista de ônibus deve entender que não é um operador de veículo grande, mas é um atendente da população. Se serve para dirigir, mas não serve para atender, melhor mudar de profissão. As principais empresas de ônibus fazem treinamentos para seus profissionais atenderem melhor às pessoas, mas têm certas posturas de educação que nem precisa de treinamento para saber que são certas ou erradas.

E para todos: educação e gentileza devem ser hábitos, cabem em qualquer lugar e, acima de tudo, é obrigação para quem vive em sociedade.

Do Diário do Transporte 13/11/2017

 

Assista ao vídeo do canal Metra TV com dicas de gentilezas que você pode ter dentro do transporte público. 

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FUNCIONÁRIO PADRÃO 2017

Valorizar e motivar as pessoas é uma das estratégias da Metra para promover o crescimento e o comprometimento dos seus funcionários e atender melhor os seus clientes. Valorizado, satisfeito e reconhecido, o profissional se sente motivado para ser ainda melhor no exercício de suas funções, quer seja no atendimento, na criação de novos projetos, vendas ou mesmo na conquista do cliente.

A empresa realizou, no dia 7 de novembro, a 20ª edição do Prêmio Funcionário Padrão Metra, que distinguiu os melhores funcionários em oito categorias das diferentes áreas da empresa: Administração, Bilhetagem, Fiscalização, Higienização, Infraestrutura, Manutenção, Motorista e Terminais. Foram classificados para a final 49 profissionais e, além dos vencedores em cada categoria, Sandro Ferreira dos Santos foi escolhido como o Funcionário Padrão Metra 2017 e o Melhor de Infraestrutura. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro e uma viagem com acompanhante para algum destino no Brasil.

Na Metra, desde janeiro de 2010, Sandro Ferreira dos Santos trabalha na equipe de jardineiros que cuidam do Corredor Verde, programa de plantio de árvores no Corredor Metropolitano ABD que já semeou mais de 10.000 mudas. Fora da empresa, no tempo livre ele gosta de praticar o ofício de barbeiro e corta o cabelo dos amigos sem cobrar. Desde que ingressou na empresa Sandro participa do Dia de Fazer a Diferença, ação da companhia que tem como objetivo mobilizar voluntários para oferecer serviços e auxiliar a população das comunidades da região.

Confira abaixo fotos do evento:

FUNCIONÁRIO PADRÃO 2017

 

Sobre a Metra

A Metra, uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os trólebus e o elétrico puro que não emitem CO2 e os veículos elétricos híbridos com baixa emissão de CO2. A empresa foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo e completou, em maio, 20 anos de atividades.

Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).

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PROGRAMAÇÃO DE FERIADO – FINADOS

Confira abaixo quais linhas funcionam e quais não operam no próximo feriado:

 

02/11/2017

284    Domingo
284M Não Opera
285   Domingo
286   Domingo
287   Domingo
287P Não Opera
288   Domingo
288P Não Opera
289   Não Opera
290   Domingo
376   Domingo
487   Não Opera

03/11/2017

284     Sábado
284M  Não Opera
285     Útil
286     Sábado
287     Útil
287P  Sábado
288    Útil
288P Sábado
289   Sábado
290   Sábado
376   Útil
487   Não Opera

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PROGRAMAÇÃO DE FERIADO

Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil e, por conta disso, a operação das linhas da Metra será modificada nos dias 12 e 13 de Outubro (Quinta e Sexta-feira). Confira abaixo quais linhas funcionam e quais não operam. 

 

12/08/2017

284    Domingo
284M Não Opera
285   Domingo
286   Domingo
287   Domingo
287P Não Opera
288   Domingo
288P Não Opera
289   Não Opera
290   Domingo
376   Domingo
487   Não Opera

13/09/2017

284     Sábado
284M  Não Opera
285     Útil
286     Sábado
287     Útil
287P  Sábado
288    Útil
288P Sábado
289   Sábado
290   Sábado
376   Útil
487   Não Opera

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NOVA CHANCE PARA OS TRÓLEBUS DE SÃO PAULO

 

Sustentabilidade é a palavra de ordem para toda a sociedade mundial e o cenário não é diferente na área de mobilidade urbana. Na cidade de São Paulo, encontra-se em elaboração um grande projeto de mobilidade sustentável envolvendo a frota de veículos existentes na metrópole.

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METRA APOIA MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

 

 

Pensando na prevenção como ação orientadora do combate ao câncer, a Metra Transportes, operadora do Corredor Metropolitano ABD, e a EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) lançam hoje, dia 3, a Campanha Outubro Rosa.

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METRA CONQUISTA 85,2% EM IQC

O resultado se refere ao do IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente, de 2017, feito pela EMTU

É o que mostra o mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente, que faz parte do IQT  – Índice de Qualidade do Transporte, referente à divulgação de 2017.

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